Já sabemos sobre a abrangência da vida digital acontecendo nos diversos canais digitais e a atuação da Marca neste contexto oferecendo ambientes qualificados e uma gastronomia cool e, o melhor, INSTAGRAMÁVEL. Tudo isso nós tratamos no artigo #qualéaboa como parte do que já acontece na atual estrutura destes lugares: comida além de ser boa tem que ficar bem na FOTO!
Já que quem não é “VISTO” não É “SEGUIDO”, vejamos as opções que sobram para o nobre empreendedor: não há!! Isso mesmo, não tem saída. Precisa estar atuante para ser escolhido todos os dias pelo cliente. É como molhar a plantinha pra crescer, florescer, dar frutos…. TEM que fazer.
Possivelmente, portanto, um estabelecimento pode desaparecer do roll de escolhas simplesmente por não atender bem no delivery ou por não ter presença atuante nas redes digitais. E será, portanto, facilmente descartado da whishlist quem não oferece um prato bacana, com ingredientes diferentes e alternativos, um atendimento diferenciado… E é neste assunto que eu gostaria de tratar aqui: Quais são estas dicas? Qual é o caminho curto que pode diferenciar o seu restaurante e elevar a experiência do Cliente para algo inesquecível com gostinho de quero mais?
VAMOS saber!
Mas antes de seguirmos gostaria de trazer uma situação: e aqueles restaurantes, botecos e bares super tradicionais que funcionam há muito tempo, já reconhecidos pela comunidade na entrega de pratos super saborosos, bem-feitos e bem servidos pelo garçom com 30 anos de casa? Como explicar o sucesso sem nem ao menos oferecer wi-fi grátis no salão? Como explicar o sucesso acontecendo fora do Instagram? É possível? Existe? SIM, também é possível. Mas este assunto é para outro artigo, o que acham…? Continuemos nós aqui na pauta de hoje.
Falávamos nos caminhos a serem trilhados pelo empreendedor…
Alguns deles já são nossos conhecidos: ambientes e pratos instagramáveis, por exemplo. Além disso, podemos avançar um pouco mais e repensar o atendimento ao Cliente durante a refeição: o que falta para ser excelente? Cuidar do cliente que entra no seu restaurante como se fosse ÚNICO certamente é uma alternativa de sucesso. Essa proximidade permite o atendimento do garçom ser GENTIL, PRESTATIVO e RESPEITOSO, o que significa atender com HOSPITALIDADE! Vou explicar…
Você lembra como é bom ser recebido em um bom hotel? Todos os serviços são executados de forma fluída, leve e a sensação é de se sentir cuidado, acolhido e lembrado durante toda a estadia. Entretanto, essa dedicação dos garçons e atendentes só será bem executada se houver tempo para isso, ou seja, são necessárias outras modificações e melhorias para que o atendimento fique mais “folgado” e consiga cuidar do cliente. E aí? Como fazer isso num salão cheio de clientes em que a corrida é contra o tempo para dar conta de anotar pedido, entregar o prato, recolher as louças da mesa…UFA!
Trata-se da DIGITALIZAÇÃO DO CARDÁPIO: mas que história é essa?
Hoje os cardápios já podem ser digitalizados, ou seja, apontar o celular para o QR Code e fazer a leitura de todo o Menu do restaurante com fotos pode facilitar, e MUITO, a vida desta operação. Além de permitir que todos os pratos ofertados estejam atualizados com seus ingredientes e preços, por exemplo, o administrador consegue poupar o custo de impressão destes cardápios cada vez que houver alguma modificação. REDUZ custo e melhora a apresentação ao Cliente, bom neh?
Você já deve ter percebido que quando o menu precisa ampliar a lista dos pratos ofertados algumas folhas adicionais aparecem no fim do cardápio fora da padronização… Outra situação são itens riscados e preços alterados feitos à caneta… O MENU DIGITAL vem para mudar este cenário oferecendo o cardápio constantemente atualizado, na medida que vai sendo alimentado no sistema. O cliente faz os pedidos no simples toque, manda para a cozinha e então recebe tudo na mesa, sem erros.
Neste caso, verificamos também o lado do garçom o qual está conseguindo dar atenção e cuidado ao cliente: explicando algum ingrediente, sugerindo opções de pratos…ou seja, ajudando-o a ter a melhor experiência neste restaurante ao invés de estar anotando pedido com possíveis equívocos. Esta atenção recebida, a rapidez e a assertividade no atendimento certamente serão lembradas por qualquer Cliente! E ainda damos um basta naquele constrangimento em “pescar” o garçom no salão para fazer qualquer solicitação….!!!
Dentre tantas melhorias, o pagamento também pode ser feito com mais agilidade e sem erros dentro deste aplicativo… FACIlidade gera FELIcidade: #quero!
Estas e outras formas de repensar algumas atitudes podem transformar a Marca e melhorar muito a experiência do Cliente junto do seu negócio, desta forma o empreendedor deve estar sempre atento em saber dos lançamentos do mercado no ramo da gastronomia porque o foco é sempre o CLIENTE!